A Colaboração Cochrane e a Wiley assinam um novo acordo de publicação.

“Este novo acordo é um grande estímulo para o trabalho da Colaboração Cochrane de divulgar evidências de alta qualidade para a tomada de decisões na área da saúde. Esta parceria significa um avanço notável para que médicos, pesquisadores e pacientes em todo o mundo tenham acesso pago, gratuito e aberto às revisões sistemáticas Cochrane;  também significa um grande investimento em tecnologia e no desenvolvimento de novos produtos que consolidarão nossa posição de vanguarda na área de  inovações  em informação para a saúde; e também atende aos anseios da nossa organização de promover a saúde baseada  em evidências em todo o mundo.“
Mark Wilson, 
Diretor Geral Executivo da Colaboração

Oxford, UK and Hoboken, N.J., USA – 5 de Fevereiro de 2013 - A Colaboração Cochrane, organização internacional sem fins lucrativos que produz revisões sistemáticas de evidências em saúde assim como a maior base de dados de ensaios clínicos controlados; e a John Wiley & Sons Inc., (NYSE:JWa, JWb),  fornecedora mundial de conteúdo e soluções de fluxo de trabalho nas áreas de pesquisas científicas, técnicas, médicas e acadêmicas, do desenvolvimento profissional e da educação, anunciaram hoje que irão continuar e redefinir sua parceria para publicar a Biblioteca Cochrane, a partir de Fevereiro de 2013.

 Stephen M. Smith, Wiley’s President and Chief Executive Officer (left) and Mark Wilson, Chief Executive Officer of The Cochrane CollaborationSegundo Mark Wilson, Diretor Geral Executivo da Colaboração, “Este novo acordo é um grande estímulo para o trabalho da Colaboração Cochrane de divulgar evidências de alta qualidade para a tomada de decisões na área da saúde. Esta parceria significa um avanço notável para que médicos, pesquisadores e pacientes em todo o mundo tenham acesso pago, gratuito e aberto às revisões sistemáticas Cochrane; também significa um grande investimento em tecnologia e no desenvolvimento de novos produtos que consolidarão nossa posição de vanguarda na área de  inovações  em informação para a saúde; e também atende aos anseios da nossa organização de promover a saúde baseada  em evidências em todo o mundo.“

“A nobre missão da Colaboração Cochrane está alinhada com a missão da Wiley que é criar e compartilhar conhecimento por todo o mundo e, desde o começo dessa parceria há dez anos, temos caminhado juntos, escorados em nossos pontos fortes, e temos conseguido conquistas significativas no alcance e na influência da Biblioteca Cochrane, inclusive a obtenção de um lugar na lista dos dez maiores Fatores de Impacto” disse o Presidente e Diretor Executivo da Wiley, Stephen M. Smith.

O novo contrato inclui um programa para fomentar a disseminação, a influência e o alcance internacional de todo o conteúdo da Cochrane na área de saúde baseada em evidência. O acesso para usuários de língua não-inglesa será melhorado. A Colaboração Cochrane e a Wiley irão trabalhar juntas para aumentar o impacto do conteúdo da Cochrane com o desenvolvimento de novos produtos e serviços que serão mais úteis para as comunidades clínica e não-clínica e para aumentar a renome da Colaboração como sendo o maior fornecedor mundial de evidência confiável, independente e de alta qualidade para a tomada de decisões na área de saúde.

Mais da metade da população mundial já pode acessar o conteúdo da Cochrane com apenas um clique, graças aos programas de licenças ou de acesso livre para países de baixa e média renda.  O novo contrato prevê que todas as revisões sistemáticas Cochrane publicadas a partir de Fevereiro de 2013 estarão disponíveis através de acesso livre 12 meses depois da sua publicação na Biblioteca Cochrane.

“Enxergamos nosso novo acordo como uma maneira de redefinir e intensificar nosso relacionamento,” adicionou o Vice Presidente e Diretor Gerente da Wiley, Dr. Andrew Robinson. “Nosso objetivo comum é garantir que no mundo todo, os tomadores de decisão na área da saúde tenham acesso a este recurso fundamental.  “

“Através do uso de tecnologias inovadoras e de investimentos na área do desenvolvimento de produtos, queremos garantir que todos os usuários possam acessar o conteúdo da Cochrane quando, onde e como eles quiserem,” disse Dr. David Tovey, Editor Chefe da Biblioteca Cochrane. “Nos seus primeiros 20 anos de existência, a Colaboração Cochrane teve um grande impacto na área da saúde. Este acordo é a base para uma transformação ainda mais significativa nos anos vindouros.”

O time da Cochrane e da Wiley  E -D: Deborah Dixon (Vice Presidente e Diretora de Publicação de Revistas de Medicina da Europa da Wiley), Steven Miron (Vice Presidente Sênior de Assuntos Científicos, Técnicos , Médicos e Acadêmicos da Wiley), Stephen M. Smith (Presidente e Diretor Executivo da Wiley), Deborah Pentesco-Gilbert (Diretora Editorial da Wiley e Editora da Biblioteca Cochrane), Mark Wilson (Diretor Executivo da Colaboração Cochrane), Dr. Andrew Robinson (Vice Presidente e Diretor Gerente de Ciências da Saúde da Wiley) e  Dr. David Tovey  (Editor Chefe da  Biblioteca Cochrane).
Assinatura do contrato: Stephen M. Smith, Presidente e Diretor Executivo da Wiley (esquerda ) e  Mark Wilson, Diretor Executivo da Colaboração Cochrane. As fotos podem ser obtidas no formato .jpeg.


Contatos de Midia:
Lucie Binder (DE) + 49 761 203 97643
lbinder@cochrane.org

Jennifer Beal (UK) +44 (0) 1243 770633
Amy Molnar (US) +1 201-748-8844
sciencenewsroom@wiley.com

Dra. Maria Regina Torloni, Centro Cochrane do Brasil


Updated on: February 5, 2013, 15:40

Comments for improvement or correction are welcome.
Email: web@cochrane.org